Ao ilustrar as distribuições espacial e temporal de mortalidade, o Atlas torna-se um espaço virtual no qual gestores da saúde, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da comunicação poderão visualizar, por diferentes abordagens, o comportamento da mortalidade por câncer e também fazer a análise da relação entre a mortalidade da doença e variáveis associadas a estilo de vida, condições ambientais e diferenças populacionais.
O Atlas on line de Mortalidade, utiliza como base o Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM (SVS/DASIS/CGIAE), do Ministério da Saúde, e será útil, por exemplo, no apoio a estudos para identificação de fatores de risco suspeitos que serão explorados em estudos epidemiológicos sobre a doença em todos os municípios brasileiros.
A ferramenta permite que se observe a série histórica de óbitos registrada pelo SIM até 2012 e as diferenças regionais, além de possibilitar diferentes abordagens que auxiliarão ao usuário na compreensão da doença em seu território.
A ferramenta vai ao encontro do objetivo do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), já que auxilia os profissionais da saúde pública na determinação de prioridades necessárias à prevenção e ao controle do câncer, além de fornecer grande quantidade de informações a professores, pesquisadores e profissionais da imprensa, colaborando com a difusão e com o fomento da discussão sobre o tema.
Para o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, compartilhar a utilização do Atlas on line de Mortalidade com a sociedade é um passo importante: "O INCA considera a informação adequada um componente estratégico e fundamental para o controle do câncer. Para expandir o conhecimento sobre a doença à população e qualificar cada vez mais as informações transmitidas, precisamos de fontes confiáveis, como o Atlas, e profissionais de comunicação comprometidos com o trabalho de compartilhar e multiplicar o conhecimento sobre saúde e câncer", ressalta.
A primeira edição do Atlas foi lançada em 2002, em versão impressa. Hoje, totalmente atualizada e seguindo a cultura de usabilidade digital, a ferramenta é resultado da soma de interesses, capacidades e habilidades técnicas e sanitárias dos profissionais do INCA.
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2014/inca_lanca_atlas_de_mortalidade_no_dia_nacional_de_combate_ao_cancer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficaremos felizes com o seu comentário