Acho que você já ouviu alguém expressar depois de um fracasso em sua vida a seguinte frase: “foi Deus que quis assim”. Mas esse tipo de pensamento nos leva a uma pergunta, “Será que podemos culpar, ou mesmo, responsabilizar a Deus pelos nossos fracassos, erros ou tragédias que nos acometem?”.
Esse texto do evangelho de Mateus, responde essa pergunta, nos mostrando a importância de uma atitude que algumas pessoas têm deixando de lado, a prudência. Uma espiritualidade não pode jamais dispensar atitudes prudentes em seu comportamento. Se pararmos um pouco agora, chegaremos à conclusão que muitos de nossos problemas aconteceram, acontecem, ou acontecerão, porque não fomos prudentes em nossas decisões, escolhas e iniciativas. Por isso quero ainda enumerar algumas lições para nossas vidas à luz desse texto.
Em primeiro lugar devemos buscar prudência para nossas decisões. O texto demonstra de forma que aquele que ouvi e obedece as palavras de Cristo toma as melhores decisões. No texto em questão esse tipo de pessoa é comparado como um homem prudente.
Em segundo lugar o texto mostra que ninguém esta isento de problemas. Nesse texto deixa claro que as chuvas fortes vieram tanto para o homem prudente e o insensato. Mas a diferencia esta no desfeche final baseado nas ações. Um optou pela prudência em sua ações e outros, fez as coisas de qualquer forma sem pensar nas consequências.
E por último, a culpa pelo nosso fracasso esta em nossa desobediência ao nosso Deus. Obedecer como diz o texto não é apenas ouvir, mas é também praticar, colocar em ação o que é aprendido. Tem muitas pessoas que até escutam, mas erram em não colocar em pratica aquilo que aprenderam. E por causa dessa atitude fracassam e afirmam “foi Deus que quis assim”.
Ninguém pode tomar atitudes imprudentes e esperar que Deus seja obrigado a intervir, e resolva o problema que foi criado em um primeiro momento por mim. Temos que entender, que o próprio Deus, muitas das vezes, permiti que colhamos os frutos de nossas ações imprudentes. Não porque Ele seja um Deus injusto, mas pelo seu amor por nós esses fracassos, serão lições para o nosso crescimento.
Pastor Fábio Guilhermino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficaremos felizes com o seu comentário