sábado, 26 de novembro de 2016

Inigualável Amor de Deus


“Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. ( Rm 5.7-8)
E então a gente se pergunta: será que não é demais morrer por alguém, ainda que este seja uma pessoa boa e justa? É claro que admiramos e respeitamos aqueles que têm um senso de justiça apurado, que não discriminam, são sempre agradecidos e destituídos de preconceitos. 

E como este mundo permeado pelas mais vis injustiças seria diferente se existisse mais pessoas assim? Todavia, morrer por pecadores? Nunca! Não temos um altruísmo tão latente! Pode até ser, que alguém, devido a sua benevolência e amor, tivesse ido muito além da justiça e conquistado o nosso afeto, quem sabe poderia ser diferente? 

Conhecemos inúmeros casos de pais e filhos, amigos, amantes e cristãos mártires, que deram a sua vida por outros, pagando um preço inestimável e inimaginável. E tais indivíduos são admiráveis.

Contudo, quando nos deparamos com as Sagradas Escrituras, esta nos revela que aonde o coração humano chegou ao seu limite, o Amor de Deus teve início:Pois Deus prova o seu amor para conosco em que cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, isto é, nem bons, nem justos, mas inimigos e longe de Deus. 

O Senhor ama aqueles que não lhe deram uma única razão para isso. Tal atitude é impensável e impossível para nós, reles seres humanos! Mas, O Amor de Deus é exatamente assim. 
Sua Grandeza e Nobreza pode ser medida e avaliada pelo fato de DEUS ter enviado e entregado o Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer por cada um de nós pecadores. 

Quanta graça, que privilegio, que benção maravilhosa para aqueles que podem declarar: ”QUANDO ÉRAMOS PECADORES”.

Que Deus nos abençoe

Valdenice Freitas



Campanha Alerta para Importância de Doações de Sangue Durante Todo o Ano


Para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, o Ministério da Saúde promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, antecipando a celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro.

O objetivo é fazer com que mais brasileiros tenham a doação de sangue como um hábito, não apenas em datas específicas ou quando conhecem alguém que necessita de transfusão.

“Precisamos expandir essa compreensão e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, mas o sangue é insubstituível. Por isso, as doações são fundamentais o ano inteiro”, reforça o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde está apoiando a iniciativa desenvolvida pela Uber, em parceria com 40 hemocentros, de 25 cidades do País, para estimular a doação de sangue. Ações como essa ajudam os hemocentros na manutenção dos estoques estratégicos, o que pode salvar muitas vidas. 

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que pelo menos 1% da população seja doadora de sangue, o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar o índice.

Não há substituto para o sangue, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como tratamento de pessoas com doenças crônicas (talassemia e doença falciforme), alguns tipos de câncer, transplante, cirurgias eletivas de grande porte, acidentes ou outras situações que necessitam de transfusão.

Em 2015, cerca de um milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total das doações. Já outras 1,6 milhão de pessoas, ou 62% do total, retornaram para doar. Durante o período, foram realizadas 3,7 milhões de coletas de bolsa de sangue no País, resultando em 3,3 milhões de transfusões.

Apesar disso, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com os estoques no limite, apresentando dificuldades na manutenção dos estoques estratégicos e necessitando de mais doadores. “Embora o sistema brasileiro seja uma referência internacional, é fundamental fazer a manutenção e a ampliação permanente das doações”, lembra a coordenadora-substituta de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rosana Nothen.

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis, e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50kg e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco. Atualmente, 32 hemocentros coordenam os 530 serviços de coleta distribuídos por todo o País. Em 2015, o Ministério da Saúde investiu R$ 617,2 milhões na rede de sangue. Os recursos foram destinados ao fortalecimento da rede nacional do SUS para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da hemorrede.

Campanha

A Campanha Nacional de Doação de Sangue tem como slogan “Doar sangue é compartilhar vida”, trazendo uma mensagem de agradecimento aos atuais doadores. A ideia central da campanha é constituir uma cultura solidária de doação de sangue espontânea na população brasileira, independentemente das características individuais e de o doador conhecer ou não a pessoa que precisa de sangue.

Além das campanhas anuais, o Ministério da Saúde mantém divulgação permanente de incentivo à doação de sangue por meio do Facebook, na página www.facebook.com/DoeSangueMS.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A Obra Prima da Salvação


Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.( Efésios 3:17-19 )

Podes melhorar uma obra de arte? Imagina que estás a caminhar através do museu do Louvre em Paris. Quando te aproximasses da Mona Lisa pintada por Leonardo da Vinci, pensarias em pegar numa paleta de tintas e pincéis e retocar a pintura? Talvez pôr um pouco mais de cor nas faces da mulher? Talvez mudar um pouco a estrutura do nariz? Dirias: “Isto é ridículo!” Há quase 500 anos a Mona Lisa tem sido considerada um dos maiores trabalhos artísticos de todos os tempos. 
Que absurdo pensar que podemos modificar em alguma coisa uma obra-prima! Contudo, é isto que muita gente tenta fazer com a obra-prima da salvação de Cristo. Pensam que a podem melhorar com algum trabalho seu. Mas esta obra-prima ficou completa quando Jesus disse: "Está consumado" enquanto estava pendurado na cruz (João 19:30) . Então Ele provou que o Seu trabalho de redenção estava terminado, quando Ele ressuscitou da morte. 
- Fonte: www.gospelcom.net

As pessoas tentam modificar a obra prima da salvação, quando através de falsos ensinamentos ou praticas alheias a palavra de Deus, querem interferir em algo que já foi consumado a mais de dois mil anos atrás.

Voltamos a lembrar que as religiões sempre foram e sempre serão uma tentativa de o homem se chegar a Deus, porém, o homem é falho e extremamente limitado, assim como os seus planos e ideais, por essas razões os planos de salvação articulados pelos homens não conseguiram no passado e não conseguirão exito no futuro, por mais bem elaborados e aparentemente corretos, que eles venham a ser.

Quanto ao planos redentor de Deus, consumado na cruz do calvário, com o sacrifício de Cristo, não necessita de retoques ou aprimoramentos, pois foi articulado por um Deus perfeito e perfeitamente capaz de redimir toda a humanidade através de algo que pode parecer loucura  e até mesmo utópico para o homem, esse algo é o amor, o amor incondicional com que o Deus Criador de todas as coisas, amou a mim e a você, demonstrando esse amor através do sacrifício do seu único filho em nosso favor.

Não menospreze um amor tão grandioso.

Sebastião Sena

8 Decisões que os Homens podem tomar para Prevenir o Câncer


Não Fume

Segundo estimativas, o tabaco matará mais de um bilhão de pessoas apenas neste século. O fumo pode causar diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de pulmão, bexiga, leucemia, entre outros. Se você fuma, é melhor parar! Se precisar de ajuda, existem vários remédios disponíveis para ajudá-lo e tornar essa tarefa menos difícil.

Faça Sexo Seguro

Além de deixá-lo vulnerável a diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, o sexo desprotegido também deixa as pessoas vulneráveis ao HPV, vírus que pode dar origem ao câncer de pênis e ao câncer anal.

Cuide da Próstata

Mantenha os exames da próstata sempre em dia. Muitos homens relutam por medo ou preconceito, mas, além de simples, o toque retal, ajuda a diagnosticar o câncer na próstata precocemente.

Exercite-se

A atividade física regular pode ajudar a diminuir o risco do câncer. Mas se você não gosta de ir à academia, não se preocupe, pois existem outros tipos de exercícios físicos que você pode praticar e que não precisam de uma academia.

Mantenha uma Dieta Balanceada
Uma dieta pobre em gordura animal e rica em frutas frescas e vegetais é o ideal para diminuir o risco de ter um câncer. Estudos têm mostrado que dietas ricas em gordura animal têm aumentado o fator de risco para vários tipos de câncer. Frutas, legumes e hortaliças são excelentes antioxidantes contra o câncer.

Use Protetor Solar

Os homens, especialmente àqueles que trabalham expostos ao sol precisam usar protetor solar todos os dias. Mais de um milhão de casos de câncer de pele são diagnosticados a cada ano.

Evite também o bronzeamento artificial, pois tanto o sol quanto o bronzeamento artificial aumentam o risco de câncer de pele.

Realize o Autoexame dos Testículos Mensalmente

Você sabia que o câncer de testículo pode atingir os homens desde a sua adolescência? O autoexame dos testículos pode ajudar a detectar esse tipo de câncer ainda em estágio inicial.

Conheça seu Histórico Familiar

Conhecer o histórico de câncer da sua família é muito importante para ajudar a avaliar suas chances de desenvolver, e já prevenir, certos tipos de câncer. Sabe-se que alguns tipos, como o de mama e o de cólon podem ser hereditários. Se você sabe os tipos de canceres que atingiram a sua família, avise o seu médico, para que ele possa traçar um planejamento para tentar prever os riscos de você desenvolver um câncer e, se possível, prevenir ou fazer o diagnóstico precoce.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Quando Não Há Mais Esperança


“Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos... e sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém ouviu a voz do menino.” (Gn 21.15-17)

Agar e seu filho Ismael foram rejeitados pela família de Abraão. Vagavam agora pelo deserto quente e árido. A água do odre chegara ao fim. A situação era desesperadora, e em meio à angústia eles choraram. Não fica claro se choraram a Deus, mas, podemos ler nitidamente, que quando o clamor de desespero do rapaz beirava a morte por causa da sede, Deus o ouviu (Deus, porém, ouviu a voz do menino v17). Os ouvidos do Senhor estavam atentos ao choro do menino e na sua necessidade mostrou a Agar o lugar onde poderiam saciar a sede (Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água – v.19).

O mundo hoje pode ser comparado a um deserto, onde uma infinidade de homens, mulheres e crianças vagueiam com seus odres vazios. O suprimento de água chegou ao fim. A força e a coragem de lutar pela vida se esvaíram; se vêem num beco sem saída e a esperança de encontrar uma fonte de água não existe mais. Nada mais tem propósito.

Todavia, aleluia! Deus deixou essa historia registrada para mostrar que Ele ouve e vê todas aqueles que foram deixados “debaixo dos arbustos”, desencantados com a vida, sem ânimo para enfrentá-la. O Senhor deseja a todos quanto busquem o Seu socorro e reconheçam seu estado à Luz da Sua Pessoa, que Ele é poderoso para abrir-lhes os olhos e mostrar-lhes o caminho da salvação. O caminho que os levará, não apenas, a uma vida plena e com sentido, mas a uma vida conduzida pelas mãos e em comunhão com Jesus Cristo.

A história de Agar e Ismael é uma perfeita ilustração do profundo cuidado de Deus por todos aqueles que têm sido rejeitados e descartados. É uma maravilhosa lição onde aprendemos que quando estamos cansados, sobrecarregados e sem nenhuma esperança, atravessando os nossos desertos, O Deus do Impossível chegará, nos fará companhia e saciará a sede do nosso coração.

Valdenice Freitas

Campanha Novembro Azul faz Alerta Sobre Riscos e Prevenção das Doenças Masculinas


Durante este mês, a campanha Novembro Azul alerta para os cuidados que a população masculina deve ter para com a saúde de forma integral. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar os homens para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida. Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.

Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

A campanha

Criada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no País em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Até o final do mês, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios estarão iluminados na cor azul entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Socorrendo o Ser Humano em suas Aflições

Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).(João 4:5-9)

– Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente.
– Qual e o nome do paciente?
– Chama-se Celso. Ele está no quarto 302.
– Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem.

– Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?
– Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor!
– Um minuto, vou localizar o médico de plantão.

– Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar?
– Olá, Dr Carlos. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.
– Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente… Um instante só!

– Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser
retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias.

– Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!

– Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?

– Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai deste quarto o dia inteiro e ninguém me diz nada. Eu só queria saber se estou bem.


Quando eu li esta ilustração me lembrei do encontro de Jesus com a mulher Samaritana, pois na ilustração, apesar dos funcionários do hospital serem bastante eficientes e preocupados com o bem estar técnico dos pacientes, entretanto, estavam esquecendo de algo primordial, que o Celso era um ser humano, e como tal necessitava da atenção e do aconchego humano.

No encontro de Jesus com aquela mulher, ele tinha muitas razões para se preocupar e evitar o contato com ela, 

primeiro ele era um Rabi, um mestre Judeu, e ela uma mulher Samaritana, que estava indo ao poço ao meio dia, por causa da sua condição diante da sociedade, ele estava com fome e bastante cansado, entre outras implicações culturais da época.

Jesus não levou nada dessas coisas em consideração, ele apenas desejou fazer a vontade de Deus e anunciar o evangelho aquela mulher, através dela, muitos samaritanos da cidade de Sicar tiveram a oportunidade de conhecer o plano de Deus para a redenção da humanidade.

Fica a dica para nós, muitas vezes nos preocupamos com tantos detalhes técnicos e burocráticos e esquecemos de socorrer o ser humano em suas aflições.

Que Deus nos abençoe

Sebastião Sena 

Ministério da Saúde Incentiva Homens a Cuidar da Saúde


Muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente. Esse é o alerta do Ministério da Saúde durante todo este mês de novembro, período em que fará campanha nas redes sociais sobre o tema. O objetivo é incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde.

Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam.

O Ministério da Saúde tem adotado ações para levar esse público mais aos postos de saúde. Recentemente foi lançada a campanha de combate à sífilis que tem como foco as gestantes jovens e seus parceiros sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início da gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfecção. Também visando a prevenção desde cedo, o ministério anunciou que, a partir de janeiro do próximo ano será disponibilizado a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É preciso desconstruir essa ideia de que o homem é um super herói e que não precisa ir preventivamente aos serviços de saúde. Essa ideia errônea leva os homens muitas vezes a descobrir as doenças quando já estão em estágio avançado, o que prejudica a cura”, explica o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. De acordo com o secretário, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Sistema Único de Saúde (SUS), promove ações específicas voltadas ao homem e as pessoas que ele quer bem. “O homem precisa se cuidar para estar bem ao lado da sua família”, disse o secretário.

A prevenção representa ganho de qualidade de vida. Neste sentido, no SUS, o homem pode fazer uma série de exames de check-up, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); e teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C. E esses cuidados de prevenção, devem começar desde a adolescência.

Para muitos homens, o pré-natal, por exemplo, é voltado apenas para a mulher, no período da gestação. De acordo com a pesquisa Saúde do Homem Paternidade e Cuidado feita pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e Ouvidoria do SUS, cerca de 84% dos homens não realizaram exames durante o pré-natal da mulher. Ou seja, o que muitos não sabem, é que eles, também, podem realizar consultas de pré-natal, tendo acesso a testes de sífilis, hepatites e HIV, além de tirar medidas antropométricas (pessoa, altura e índice de Massa Corporal); exames de rotina como hemograma, lipidograma; atualização do cartão de vacina; aferição da pressão arterial; e teste de glicemia.

Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015. As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões).

MAIS CUIDADOS - Com o objetivo de prevenir, desde cedo, o HPV entre os homens, a partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para evitar grande parte das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, é importante que, não só o homem, mas como toda a família, adote dicas simples de saúde. A primeira dica do Ministério da Saúde é adotem uma alimentação saudável; bebam ao menos 2 litros de água por dia; evitem fumar e ingerir bebidas alcoólicas; pratiquem exercícios físicos e atividades de lazer regularmente e procurem uma unidade de saúde para fazer check up.

Com a saúde em dia, o homem pode estar mais presente na vida de sua família em todos os momentos. Para isso, muitos são os avanços no SUS que têm permitido essa maior participação.

Em 2005, por exemplo, foi publicada a Lei do Acompanhante (11.108/2005) que determina que os serviços da rede pública de saúde, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir a gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A participação no momento do parto, sendo o pai biológico ou não, pode trazer benefícios para a mulher, para a criança e para o próprio pai.

Além disso, a publicação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) que apresenta alguns artigos específicos ligados ao exercício da paternidade ativa e consciente, como a ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs para 20 dias, o acompanhamento de consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira aos funcionários registrados em CLT e a garantia de um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...