sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lições de Simão Cirineu


Ao saírem, encontraram um Cirineu  chamado Simão, a quem obrigaram a carregar-lhe a cruz (Mt 27.32)

Jesus estava sendo conduzido em direção ao local de sua crucificação e em meio a tantos judeus, precisamente um “Cirineu”, um estrangeiro, foi “o escolhido” por Deus para levar a cruz do Salvador até o Gólgota. Deus certamente queria nos mostrar que a cruz pertence a toda a humanidade. Há uma versão da Bíblia que diz: “um homem de Cirene, chamado Simão”. Isso nos revela que Deus não nos vê como uma multidão, mas, que Ele se interessa pelas pessoas individualmente; nos mostra que a salvação em Jesus Cristo deve ser considerada algo tão particular para nossa vida, como o nosso próprio nome.

O evangelho de Marcos ressalta: “Simão Cirineu, pai de Alexandre e de Rufo”. Aprendemos com isso que a cruz deve estar implantada no meio da família. Vivenciamos cada dia mais casamentos devastados, famílias desestruturadas, filhos solitários, falta de paz e de alegria, e tudo isso pelo fato de Jesus não reinar no meio deles.

O evangelista Lucas afirma: “um Cirineu  chamado Simão, que vinha do campo” (Lc 28.26). Simão significa famoso, vaidoso. São muitos os que hoje em dia vivem as suas vaidades, distantes do seu lugar de origem (distantes de Deus) voltados apenas para o seu “pequeno campo” (os seus interesses), alheios a tudo que se refere a Deus.

“Obrigaram Simão a carregar-lhe a cruz” (Mt 27.32). Um dia, subitamente, O Senhor coloca aquele homem diante da Pessoa Maravilhosa do Seu Filho e o obrigam a carregar a cruz. De certa forma a cruz é obrigatória, pois sem a salvação por meio de Cristo, permanecemos perdidos.

Em Marcos 15.21 lemos que obrigaram o Cirineu “que passava”. Todos nós, sem exceção, estamos de Passagem. Vivemos a nossa vida, seguimos o nosso caminho. Mas, um dia, inesperadamente, da mesma forma que Simão, Deus poderá nos colocar diante do Seu Filho, frente a frente com a realidade do sofrimento e sacrifício do Senhor Jesus, nos confrontando com a Cruz do Gólgota. E então, tudo dependerá se pararemos ou não para aceitá-lo pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...