sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Testes Rápido de HIV e Sífilis, Resultados em 15 minutos


O Ministério da Saúde recomenda às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que adotem medidas que facilitem o acesso ao diagnóstico de HIV e triagem da sífilis por meio dos testes rápidos.

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de sífilis na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), faz parte do conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da sífilis.

Na ampliação da testagem do HIV em 2014, foram distribuídos 6,4 milhões de testes rápidos para HIV, número 26% superior aos 4,7 milhões distribuídos em 2013.  Das cerca de 734 mil pessoas que vivem com HIV e aids no Brasil atualmente, 80% foram diagnosticadas.

A ampliação da assistência às pessoas com HIV e aids e o incentivo ao diagnóstico precoce fazem parte das estratégias do Ministério da Saúde no cumprimento da meta “90-90-90”, que corresponde a 90% de pessoas testadas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020. As metas foram adotadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de aids no Brasil. A epidemia no país está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de aids novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.

Mobilização em Caicó

Fomos informados que a Secretária de Saúde de Caicó também realizará mobilizações para fazer os teste rápido de HIV e Sífilis. A mobilização começará pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Costa que fica no bairro Paraiba.

A Largada acontecerá dia 09/02/2015, segunda feira, á partir da 13:15, serão realizados teste rápido de HIV e Sífilis, além de orientações gerais, o resultado sai em 15 minutos e é claro com total sigilo e segurança.

Toda a população maior de 18 anos do bairro Paraiba esta convocada a comparecer, mesmo que já tenha feito testes outras vezes, os interessados deverão comparecer trazendo um documento de identidade e o cartão do SUS.


Infelizmente só conseguimos informações do bairro Paraiba, mas, nos foi adiantado pelos funcionário da UBS que os outros bairros também estarão se mobilizando, lamentamos que as paginas da Secretária de Saúde estejam desatualizadas, tanto no site da prefeitura, quanto no Facebook, onde o último relato é do Novembro Azul. 

Sebastião Sena 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...