sexta-feira, 28 de novembro de 2014

INCA lança Atlas de Mortalidade no Dia Nacional de Combate ao Câncer


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o INCA lança nesta sexta-feira, 28, o Atlas de Mortalidade por Câncer – Versão 2014, uma ferramenta virtual, prática e amigável que permite visualizar e analisar informações sobre mortalidade por câncer. O lançamento aconteceu às 11h, na sede no Instituto, no Rio de Janeiro.

Ao ilustrar as distribuições espacial e temporal de mortalidade, o Atlas torna-se um espaço virtual no qual gestores da saúde, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da comunicação poderão visualizar, por diferentes abordagens, o comportamento da mortalidade por câncer e também fazer a análise da relação entre a mortalidade da doença e variáveis associadas a estilo de vida, condições ambientais e diferenças populacionais.

O Atlas on line de Mortalidade, utiliza como base o Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM (SVS/DASIS/CGIAE), do Ministério da Saúde, e será útil, por exemplo, no apoio a estudos para identificação de fatores de risco suspeitos que serão explorados em estudos epidemiológicos sobre a doença em todos os municípios brasileiros.

A ferramenta permite que se observe a série histórica de óbitos registrada pelo SIM até 2012 e as diferenças regionais, além de possibilitar diferentes abordagens que auxiliarão ao usuário na compreensão da doença em seu território.

A ferramenta vai ao encontro do objetivo do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro), já que auxilia os profissionais da saúde pública na determinação de prioridades necessárias à prevenção e ao controle do câncer, além de fornecer grande quantidade de informações a professores, pesquisadores e profissionais da imprensa, colaborando com a difusão e com o fomento da discussão sobre o tema.

O lançamento ocorre durante o evento que o INCA promove sobre a data. Nele, profissionais do Instituto apresentam o contexto da criação do Atlas e também explicam o passo a passo para a utilização da ferramenta. Desde 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer mobiliza a sociedade e amplia o conhecimento sobre a prevenção da doença, estimulando o debate sobre aspectos educativos e sociais.

Para o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, compartilhar a utilização do Atlas on line de Mortalidade com a sociedade é um passo importante: "O INCA considera a informação adequada um componente estratégico e fundamental para o controle do câncer. Para expandir o conhecimento sobre a doença à população e qualificar cada vez mais as informações transmitidas, precisamos de fontes confiáveis, como o Atlas, e profissionais de comunicação comprometidos com o trabalho de compartilhar e multiplicar o conhecimento sobre saúde e câncer", ressalta.

A primeira edição do Atlas foi lançada em 2002, em versão impressa. Hoje, totalmente atualizada e seguindo a cultura de usabilidade digital, a ferramenta é resultado da soma de interesses, capacidades e habilidades técnicas e sanitárias dos profissionais do INCA.


http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2014/inca_lanca_atlas_de_mortalidade_no_dia_nacional_de_combate_ao_cancer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...