quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MEC reprova 27 Cursos de Medicina do País


Dos 154 cursos de medicina avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), 27 foram considerados “insatisfatórios” por terem recebido nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). 
A avaliação classifica os cursos em uma escala de 1 a 5 e é realizada a cada três anos. As notas divulgadas nesta quinta-feira se referem ao ano de 2013 – a última vez que as instituições haviam sido avaliadas, portanto, foi em 2010.

Dos cursos que tiveram nota ruim, cinco são de universidades federais: a Universidade Federal do Pará; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a Universidade Federal de Pelotas; a Universidade Federal de São João Del Rei; e a Universidade Federal de Campina Grande.

Dos outros cursos avaliados, três foram classificados como “sem conceito” porque são novos e ainda não completaram o ciclo de avaliação de três anos. O restante teve nova 3 ou 4. Nenhum foi classificado com a nota máxima.

Os cursos que obtêm notas 1 ou 2 no CPC podem ser alvos de medidas administrativas, como redução do número de vagas. No entanto, o MEC divulgou apenas as notas de cada curso, e não o que acontecerá com aqueles que foram mal avaliados.

O CPC 2013 também avaliou outros cursos de graduação, como enfermagem, odontologia e agronomia. Segundo o MEC, o CPC leva em consideração os resultados do Enade, a infraestrutura das universidades e a titulação do corpo docente.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mec-reprova-27-cursos-de-medicina-do-pais


Do Blog:
 
Lamentamos por estas instituições que não conseguiram obter boas notas, pois são Faculdades antigas e que tem formado muitos médicos pelo Brasil afora, a causa de preocupação maior ainda é não sabermos que tipo de formação estes profissionais tiveram, se realmente podemos confiar as nossa vidas nas mão deles, pois a má formação de profissionais de saúde, ceifa vidas humanas preciosas.

Outro lamento que podemos fazer é quanto ao fato de nenhuma instituição do país alcançou a nota maxima que é 5. 

Esperamos que estes números despertem as instituições para investirem mais na qualidade da formação dos profissionais de saúde do nosso Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...