sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Como o Brasil Valoriza os seus Professores?


Estamos as vésperas de começar mais um ano letivo, as escolas se preparam fazendo suas semanas pedagógicas, realizando reformas estruturais e por ai vai. E os alunos por sua vez ansiosos para saber quem serão seus novos colegas, seus professores, enfim, as expectativas de todo recomeço.

Será que este novo recomeço realmente trará coisas novas, evoluções, progressos ou teremos "Tudo como d'antes na casa de Abrantes"(velho ditado). Como será esse recomeço?

Infelizmente não alimentamos boas expectativas de recomeço, como recomeçar bem se tudo está do mesmo jeito?  As escolas públicas na grande maioria, sucateadas, as escolas privadas, mercantilizadas, onde o aluno não é aluno é cliente, onde a educação é apenas um produto, que pode ter boa ou má qualidade, sempre ao gosto de cliente!

Lamentamos a situação dos professores, que por mais que tenham amor a profissão e sejam bem intencionados, pouco pode fazer para melhorar a qualidade da educação em nosso país.

Na escola pública, são reféns da falta de estrutura física das instituições,  falta de políticas educacionais estruturadas, falta de salários dignos, falta de valorização tanto dos governos, das escolas e dos aluno e familiares. E muitas outras deficiências e dificuldades encontradas pelos profissionais das educação.

Na escola privada não é diferente, mas, certamente o mais grave é a desvalorização, a começar pelos valores pagos por hora aula que são ridículos, sem contar que muitas vezes são tratados grosseiramente, tanto por proprietários de instituições de ensino que não têm a menor educação, e como estão atendendo clientes e não alunos e como o jargão do mercado é que:"o cliente tem sempre razão", os professores muitas vezes são desmoralizados por "clientes" mimados, mal educados, oriundos de lares desajustados, que para tentar a justar as coisas, criam crianças sem limites, que não respeitam ninguém, muito menos os professores,  que enfrentam as feras todos os dias sem ter a quem reclamar, já que a escola quer preservar os seus clientes e os pais ficam sempre do lado dos seus anjinhos.

Atenção pais! Cuidado com a supervalorização que vocês dão aos seus filhos, você pode estar criando um monstro que depois pode te devorar, quando receber uma reclamação do seu"anjinho", não pense que todos os professores estão errados, porque depois você poderá colher fruto bem amargos, sejam cooperativos com os professores dos seus filhos e não corporativos em favor familiar, lembre-se que o professor tem algo em comum com você, ele quer o bem do seu filho.

Para Refletir:


Todos os países do mundo que investiram pesado na educação estão colhendo frutos maravilhosos e analisando todos eles podemos ver que algo que eles têm em comum e a valorização do professor, todos eles começaram o seu processo valorizando os professores, mas infelizmente no Brasil, nós vamos na contramão e os nossos mestres são desrespeitados em todos os quesitos.

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...