sexta-feira, 27 de março de 2015

O PERIGO DE VIVER UMA VIDA SEM PERDÃO

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15)


Tem faltado o perdão em nossa sociedade. Tem faltado perdão não famílias. Tem faltado perdão nas amizades. Poderíamos continuar citando muitas outras áreas da vida humana que tem faltado perdão. Tenho que deixar claro, antes de continuar, que perdoar não é deixar de exigir a justiça. Perdoar não é esquecer que um ato doloroso aconteceu. Mas, perdoar é lembrar-se de algo que nos machucou sem ser sentir dor. A falta de perdão nos faz cheira mal, nesse sentido quero contar uma história:

 
PROFESSOR E A BATATA

O professor de religião pediu aos seus alunos que levassem batatas e um saco plástico à aula e escrever nas batatas o nome de cada pessoa de quem sentiam mágoas ou tivessem ressentimentos. Uma batata para cada nome. Pediu, também, para colocar as batatas dentro do saco plástico e guardá-las na mochila, junto com seus livros e cadernos.


A tarefa consistia em levar as batatas a todos os lugares onde fossem, por tempo indeterminado, até que o professor os autorizasse a se livrar delas. Naturalmente, elas foram-se deteriorando. Além do peso, logo, também, o mau cheiro começou a incomodar os alunos, até o ponto em que não aguentaram mais: “Professor, por favor, não dá mais. Podemos jogar esse lixo fora?”.


“Sim, podem jogar as batatas fora, mas, se junto com elas vocês também não jogarem fora toda a mágoa e ressentimentos que elas representam, o peso e o mau cheiro não sairá de seus corações”.

Como a falta de perdão afeta na nossa vida, até nos faz ficar doente. Podemos citar algumas doenças que tem como uma de suas causadas a falta de perdão; Ansiedade, distimia, angustia, depressão, opressão, paranoia, síndrome do pânico, esquizofrenia, Toc, loucura, suicídio, como afirma o portal da saúde:

 
“Geralmente estas doenças têm como causa a falta de perdão a uma ofensa. Porque os traumas (feridas) desenvolvem dentro de cada indivíduo, sensações estranhas e desconhecidas que não são facilmente descobertas. Essas doenças desenvolvem com maior intensidade em pessoas que são presas a si mesmas. Ou seja, não tem uma comunicação clara e saudável para o mundo externo, de suas emoções”¹.

 
Se a falta de perdão, prejudica tanto a saúde do nosso corpo, devemos entender que ela também prejudica a nossa saúde espiritual. O texto de Mateus é bem claro, antes de perdi perdão a Deus, devo perdoar. Pois, se não exercer perdão para aqueles que necessitam, também obterei da parte de Deus.

 Pastor Fábio Guilhermino


¹.
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/19962/doencas-psicossomaticas#



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...