sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente 2015


Dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano de 2015 a mensagem e o apelo das Nações Unidas é claramente sobre a necessidade do consumo consciente.

“7 bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”

Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das ONU, diz que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas, sem aumentar a degradação ambiental e sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Podemos fazer isso mudando nossos padrões de consumo para bens que usem menos energia, água e outros recursos, e desperdiçando menos comida.

Como sabemos, desperdiçar comida é desperdiçar a água usada na agricultura, um dos setores que mais consome água no mundo. Além de procuramos consumir produtos mais ecologicamente corretos, o mais importante é reduzir o consumo. 
Cada um de nós sabe dentro de si o quanto compramos sem termos necessidade. Além das emissões de CO2 usadas na fabricação dos produtos, cada objeto comprado é um futuro lixo gerado.

Que tal controlarmos nosso consumismo e usarmos nosso dinheiro, se este sobra, para fazermos uma viagem ou para irmos a um espetáculo? Ou seja, desenvolver atividades que verdadeiramente nos faça bem, enquanto o consumo nos gera um bem-estar temporário com perigo de se tornar inclusive uma doença.

Neste ano de transformação, enquanto esperamos por grandes avanços em matéria de desenvolvimento sustentável e alterações climáticas, vamos celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nos tornando mais conscientes do nosso impacto ecológico. 

Vamos pensar sobre as consequências ambientais das escolhas que fazemos. Vamos nos tornar melhores administradores do nosso planeta.



Empresa Caicoense fazendo a sua parte

O descarte de óleo de cozinha que é jogado no meio ambiente pelas donas de casas agora pode ser aproveitado como matéria-prima na produção de biodiesel na Usina de Guamaré. A Liquigás Distribuidora e a Petrobras Biocombustível têm promovido uma campanha de coleta de óleo e gorduras residuais (OGR). Em Caicó a Rende Gás é a distribuidora autorizada. 

A coleta de óleo de cozinha já utilizados em Caicó funciona assim: nas futuras trocas de botijões de gás, as revendas participantes entregarão gratuitamente aos clientes da Liquigás interessados em participar da campanha um funil ecológico e folhetos explicativos sobre as vantagens ambientais da reciclagem do óleo de cozinha.

Além da contaminação da água, o óleo descartado incorretamente também permanece retido no encanamento das residências e nas redes públicas de coleta de esgoto, causando o entupimento das tubulações e o aumento no custo do tratamento dos efluentes. No solo, esse tipo de resíduo, ao entrar em decomposição, libera gás metano, mais danoso à atmosfera que o CO2, causando mau cheiro e agravamento do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...