sexta-feira, 21 de abril de 2017

13 Reasons Why, Jogo Baleia Azul: o Suicídio e a Influência da mídia


O Suicídio e a Influência da mídia

O tema Suicídio tem ganhado grande repercussão em todo o mundo gerando polêmicas e muita reflexão sobre como devemos lidar com um assunto tão delicado e cheio de tabus. No último dia 07 de abril a OMS convidou a todos para falarem sobre Depressão na campanha Let's Talk, uma iniciativa que se mostrou muito positiva por permitir que mesmo pessoas que nunca tiveram Depressão nem conhecem alguém com a doença possam pensar sobre isso e ter mais empatia por quem sofre com algum tipo de transtorno de humor.

13 Reasons Why

O fato foi que a discussão não parou por aí. Com o lançamento da série 13 Reasons Why, da Netflix, o modo como o suicídio é visto foi mais uma vez colocado em xeque e muitas críticas foram feitas ao enredo do seriado. Para começar, a temática central da série vai contra recomendações feitas pela própria Organização Mundial da Saúde quanto à forma com o qual o suicídio não deve ser retratado em obras de ficção. Com a descrição de métodos usados para dar fim à própria vida, a romantização do ato e a sugestão de que ele seria a única alternativa para a personagem da série, 13 Reasons Why estaria prestando um deserviço à população, colocando em risco grupos de risco e até mesmo incentivando jovens a tomarem atitudes semelhantes, caso se vissem numa situação desfavorável.

Jogo Baleia Azul

Acha que já foi o suficiente? Pois tem mais… outra novidade no Brasil vem tirando o sono de muitas mães e psiquiatras: o Jogo Baleia Azul. Com criadores russos, o jogo se baseia na crença de que as baleias azuis são capazes de cometer suicídio indo voluntariamente até a praia, onde ficam encalhadas e acabam morrendo. Partindo disso, ele propõe aos jovens uma série de tarefas que incluem passar a noite acordado ouvindo músicas tristes e fazer cortes no braço na forma de uma baleia. O mais preocupante é que a última tarefa do jogo propõe que o seu usuário tente acabar com a própria vida, o que já tem feito centenas de vítimas em todo o mundo.

Embora nem todos saibam, o Suicídio é um assunto muito sério que deve ser sempre tratado e abordado por pessoas que realmente entendem do assunto. Infelizmente ainda existem muitos mitos e preconceitos que dificultam e muito a vida de quem tem pensado em acabar com a própria vida e não sabe como buscar ajuda. O fato é que, tentar popularizar o tema através de meios que acabam servindo de incentivo e apologia ao suicídio está longe de ser algo aceitável.

Existem muitas pessoas que realmente sofrem por tentar enfrentar diariamente o inimigo invisível dos transtornos psiquiátricos. Tratar deste tema com respeito e responsabilidade é o mínimo que devemos fazer para garantir que mais pessoas não tenham o seu sofrimento aumentado ou percam a vida ao invés de serem ajudadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...