sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Procura-se uma Palavra


Descansa no Senhor, e espera nele, (Salmos 37:7a)

Um missionário propôs-se a traduzir o Evangelho de João para o dialeto local da tribo que estava evangelizando, porém, deparou-se com uma enorme dificuldade ao ter de encontrar uma palavra adequada para traduzir a palavra bíblica "Crer".

Continuou a fazer o seu trabalho, mas tinha que deixar um espaço em branco sempre que essa palavra particular surgia.

Então um dia um estafeta(entregador de telegramas) chegou ao acampamento ofegante, depois de ter percorrido uma grande distância com uma mensagem muito importante.

Depois de entregar a mensagem caiu completamente exausto numa maca. Ele balbuciou uma frase breve que parecia exprimir tanto a sua grande fadiga quanto o seu contentamento em ter encontrado um lugar delicioso para relaxar.

O missionário, que nunca antes tinha ouvido aquelas palavras, perguntou a um presente o que é que o estafeta tinha dito.
- Oh, ele está a dizer: "Cheguei ao fim de mim mesmo, por isso estou a descansar aqui!".

O missionário exclamou:
- Louvado seja Deus! É esta exatamente a expressão que preciso para a palavra crer!


Quando me deparei com esta ilustração, pude refletir sobre os muitos esforços que as pessoas fazem objetivando a salvação de suas almas, muitos chegam a fazer verdadeiro malabarismo na sua vida, para alcançar a vida eterna, alguns se entregam de forma até meio insana a uma religião, acreditando que a sua piedade religiosa, quer seja cotidiana ou esporádica, poderá lhe conceder a benesse da salvação eterna. Outros dedicam as suas vidas de forma altruísta para o beneficio de outras pessoas, renegando o seu próprio eu, para o bem estar do seu semelhante. Certamente tem muitas outras coisas que poderíamos citar, mas muitas delas seriam enxertadas em uma destas duas citações apresentadas.

Não estamos a dizer que fazer parte de uma religião não é bom, é bom sim! O ser humano precisa se contextualizar em um ambiente que lhe apraz, que lhe ensina valores éticos, morais e espirituais(apesar de muitas religiões não oferecerem isso, apenas buscam tirar de você), mas fazer parte de uma agremiação religiosa, seja ela qual for, ser membro, líder, etc... Isso não lhe assegura avida eterna. Ser altruísta é bom? Dedicar-se ao beneficio do próximo é bom? E sim! Mas, isso também não lhe assegura a redenção eterna.

Essas coisas me fazem refletir sobre aquela frase pronunciada pelo estafeta, que serviu de base para o missionário: "Cheguei ao fim de mim mesmo, por isso estou a descansar aqui!". Depois de nos esforçarmos tanto, só podemos chegar a uma conclusão;  Não há nada que possamos fazer a não ser descansar nos braços de Cristo, reconhecendo que o sacrifício dele na cruz do calvário, foi mais do que suficiente para me conceder vida e vida eterna com Deus, não porque eu mereça, por ser religiosos ou por ser altruísta, mas, porque eu reconheci que a entrega vicária de Jesus Cristo na cruz do calvário pode me fazer descansar nos braços do pai, confiadamente.

Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena (bastiaosena@oi.com.br)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...