sexta-feira, 25 de abril de 2014

O Que é a Vida?


Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.(Tiago 4:13 a 17)


Definir a palavra vida parece fácil. Podemos dizer que vida é respiração, o bater do coração, a paz, o amor e o perdão. Que vida é comer, beber e se divertir. O dicionário define vida como atividade constante, existência. Mas, o que é a vida?
A melhor definição que encontrei está em Tiago 4.14 que diz que a vida é um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. “Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa”

O texto chama a atenção daqueles que vivem fazendo planos como se fossem donos de si mesmos. O ensino de Tiago reforça a necessidade de sempre, antes de qualquer decisão, acrescentarmos as palavras “se o Senhor quiser”. Se Deus quiser iremos fazer isto ou aquilo, se Deus nos quiser vivos teremos uma atividade constante.
Sabendo que a vida é muito breve, nos resta viver como nos ensina Paulo em 1 Coríntios 7.29-31: “...O tempo é curto. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando”.
Não devemos amar a vida mais do que a Deus. Tudo o que fazemos deve ser feito diante dele. A vida deve ser vivida, mas precisamos ter a consciência de que toda atividade humana um dia vai cessar. Mais importante é nossa fé. A graça de Deus é melhor do que a vida.
Nossa esperança não pode se fixar neste corpo corruptível, mas na promessa de vitória sobre a morte na ressurreição. Nossa alegria esta baseada na promessa de Jesus que disse em João 11.26: “quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”.


Minha esperança está em Ti Senhor.


Rev. Hebert dos Santos Gonçalves


http://www.hebert.com.br/2014/04/o-que-e-vida.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...