sexta-feira, 4 de abril de 2014

O VALOR DE UMA VERDADEIRA AMIZADE


Saul falou a seu filho Jônatas e a todos os seus conselheiros sobre a sua intenção de matar Davi. Jônatas, porém, gostava muito de Davi e o alertou: "Meu pai, está procurando uma oportunidade para matá-lo. Tenha cuidado amanhã cedo. Vá para um esconderijo e fique por lá. Sairei e ficarei com meu pai no campo onde você estiver. Falarei a ele sobre você e, depois, contarei a você o que eu descobrir". Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e lhe disse: "Que o rei não faça mal a seu servo Davi; ele não lhe fez mal nenhum. Ao contrário, o que ele fez trouxe grandes benefícios ao rei.
Ele arriscou a vida quando matou o filisteu. O Senhor trouxe grande vitória para todo o Israel; tu mesmo viste tudo e ficaste contente. Por que, então, farias mal a um inocente como Davi, matando-o sem motivo? “Saul atendeu a Jônatas e fez este juramento: "Juro pelo nome do Senhor que Davi não será morto". Então Jônatas chamou a Davi e lhe contou a conversa toda. Levou-o até Saul, e Davi voltou a servir a Saul como anteriormente. (1 Samuel 19:1-7)

Uma verdadeira amizade é uma das coisas, mais bonitas que existem. A Bíblia vai afirmar que “Há amigos mais chegados que irmãos” (Provérbios 18.24). Num mundo onde tantos agem apenas por interesse, temos que descobrir o valor de uma amizade. Deus ao criar o ser humano, não o fez para que vivamos para nós mesmo, mas também para vivemos para outras pessoas. A solidão não é vista com bons olhos pelo nosso Deus em Gênesis temos o seguinte registro: “Não é bom que o homem esteja só...” (Gn 2.18). A amizade é um belo sinal de altruísmo. Aqui nesse texto vemos como Jônatas provou que era de fato amigo de Davi. Devemos observar no texto a característica de um verdadeiro amigo.

1. Arrisca-se pelo amigo. Jônatas poderia atrair a ira de seu pai o rei Saul que queria matar a Davi. Mas Jônatas escolheu em se arriscar pelo seu amigo, pois, Davi necessitava da ajuda dele.

2. Ser transparente e sincero. Jônatas não escondeu a verdade de seu amigo Davi. Quantas são aqueles que acham que podem fortalecer uma amizade com mentiras, Jônatas nos mostra aqui o contrario.

3. Aconselhar. Jônatas aconselha a seu amigo Davi que ele procura-se esconder por um tempo. Como é bom em saber que o Senhor coloca amigos que em momentos difícil nos ajuda.

4. Interceder em favor dos amigos. Jônatas foi pessoalmente interceder pelo seu amigo Davi junto ao seu pai. Amigos intercedem pelos seus amigos.

5. Defende o amigo com base na verdade. Tudo que Jônatas levanta como defesa de Davi para seu pai era verdade. Não precisamos usar de mentiras para ajudar um amigo, basta apenas à verdade.

O hinário da Convenção Batista Brasileira chamado de Cantor Cristão, há uma canção de nome Um Grande Amigo n° 73, que diz: Achei um grande amigo, Jesus, o Salvador, que com amor me guarda cada dia; Fiel é seu cuidado, constante seu amor e sem limite sua simpatia. A coro dessa canção vai afirmar ainda: Jesus é meu amigo, meu guia, meu Senhor, meu protetor, sem outro haver igual. Por mim sofre a morte, por mim um pecador, e agora vivo, guarda-me do mal.



Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...