segunda-feira, 12 de maio de 2014

Cinco Mães da Bíblia


Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
(Salmos 127:3)


O segundo domingo de maio pauta sempre nossas reflexões: o dia das mães. E é claro que não vou fugir do tema aqui. Como ponto de partida quero citar as palavras de Salomão no Salmo: os filhos são herança do Senhor (Sl 127:3). Por crer que estas palavras são absolutamente verdadeiras, então devo começar entendendo que a maternidade é uma bênção dos céus. Todos os filhos pertencem a Deus, mas ele os deixa como parte de sua eterna riqueza para que a partir deles sejamos abençoados.

Pensando nisto, e no que fazer com esta bênção-herança que o Senhor concedeu, poderia perguntar: o que fazer com nossas crianças? (e para as mães, os filhos são sempre crianças!). Respondendo a esta indagação, vou tomar cinco exemplos da Bíblia para que nos sirva de guia.

O primeiro exemplo é Joquebede – a mãe de Moisés. O texto não apresenta muitos detalhes sobre ela, mas no início do livro do Êxodo ela aparece como uma mãe cuidadosa e ocupada em garantir o sustento e a proteção de seu pequeno filho. A história é conhecida: ela prepara o cesto, coloca o menino nas águas e deixa a irmã de tocaia. A atitude de Joquebede nos ensina que uma mãe no modelo bíblico sempre providencia o cuidado necessário para seus filhos.

Um segundo exemplo é a mãe de Sansão. A Bíblia não diz o seu nome, mas a apresenta no capítulo 13 de Juízes como uma serva de Deus que foi visitada pelo anjo. Ela recebeu instruções de como cuidar da criança que haveria de nascer, compartilhou a bênção e a instrução com Manoá, seu marido, e fez exatamente o que o Senhor esperava dela. Uma mãe assim é aquela que sempre busca no Senhor a maneira correta de tratar as suas crianças.

Como terceiro exemplo, cito Ana – a mãe do grande Samuel. Depois de orar e se quebrantar na presença do Senhor, Ana recebeu como resposta o nascimento do primeiro filho e o dedicou ao Senhor, como é dito nos primeiros capítulos de 1º Samuel. A história de Ana já mereceria um estudo à parte, ela nos demonstra que a melhor atitude a se tomar em relação aos filhos que o Senhor nos dá é dedicá-los inteiramente ao Senhor. E creio que este foi o segredo do sucesso de Samuel!

Quarto exemplo bíblico de mãe é Loide – a mãe de Timóteo. Numa citação rápida de 2ª Timóteo, o nome desta serva de Cristo é apresentado como alguém que soube muito bem educar seu filho nos caminhos e na palavra de Deus. Aqui está um modelo para uma mãe bem sucedida segundo os padrões bíblicos: incutir nele a semente do evangelho.

Quinto exemplo a Maria – a mãe de Jesus. Além de agraciada com a maternidade miraculosa, Maria é o exemplo de mãe porque soube com sinceridade e santa humildade se colocar a disposição de Deus para que ele fizesse nela a sua vontade. Não há atitude que melhor demonstre o modelo bíblico de mãe que uma serva de Deus que está disposta a fazer a vontade do Senhor em todas as suas ações e decisões. Fazendo isso, todos os outros exemplos se completam. Maria na sua dedicação se mostrou como a mulher e mãe cuja atitude deve ser copiada.

Neste dia das mães, que os exemplos bíblicos nos serviam como padrão e modelo. E que o Senhor nos dê mães na estirpe de mulheres como aquelas, para a glória dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...