sábado, 8 de fevereiro de 2014

O PODER DO PERDÃO


“Contigo esta o perdão para quem te temam. E perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós temos perdoado nossos devedores”. (salmo 130.4; Mateus 6.12)
A palavra poder no grego é δυναμις (dunamis), de onde se originou a palavra dinamite em português. Então não é por acaso que quero falar do perdão como algo poderoso. Pois da mesma forma que a dinamite tem um grande potencial explosivo, o perdão tem um efeito de δυναμις (de poder) na vida das pessoas.

Algumas doenças, as chamadas psicossomáticas, (doenças que tem sua origem na mente, com isso afetando o corpo), estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear essas doenças. Afetando nosso emocional e até mesmo, o nosso físico como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer.

A psicóloga Christianne Paiva Fagundes fez um estudo sobre esse assunto e chega afirmar o seguinte:

O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização. A falta de perdão muitas vezes fica armazenada por tanto tempo, que pode causar reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e chegar a tal nível que se transforma em um tumor. O sentimento não resolvido acaba se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva. Por isso mesmo que o maior beneficiado é quem concede o perdão. 

Quantas pessoas guardam mágoas durante anos e não sabem elas que os maiores prejudicados são elas mesmas. Muitos podem está nesse momento com o seguinte questionamento: “Não consigo perdoar”, “Não tenho forças”, “E impossível existir perdão”. O texto bíblico vai nos ajudar em relação a isso.

Primeiro o perdão pertence a Deus, busque força Nele para perdoar essa pessoa se liberte desse sentimento tão nocivo.

Segundo não há como receber perdão da parte de Deus se não perdoamos as pessoas. Muitas pessoas estão perdendo uma rica oportunidade de se relacionar com Deus por guardar mágoas antigas. Hoje você pode ficar livre de fardo tão pensado, pois, como diz o texto sagrado “Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36).

PASTOR FÁBIO GUILHERMINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...